sexta-feira, 4 de abril de 2014

Meu pai - Manoel Carlos de Toledo


Passeio da família em Serra Negra

Sua vida e suas obras

Nasceu em Silveiras, Estado de São Paulo, em 22 de julho de 1874. Era o quarto filho de seis do casal Manoel Pires de Toledo e de Maria Carlos da Silveira, que foi bisneta de um dos fundadores da cidade de Silveiras.

Foi para Serra Negra, meses depois da epidemia da febre amarela, que atingiu Mogi Mirim, onde estivera para tratar de um amigo, que acabou morrendo da moléstia. Conheceu então, nessa época, meu avô Braz Federico Blotta, negociante estabelecido em Serra Negra, havia anos e, ficou com o mesmo, trabalhando como guarda livros, ou contador. Casou-se em 26 de dezembro de 1894, com Angela Blotta, filha de Braz Federico Blotta e Maria José Nascimento Blotta, ela, filha de Serra Negra. Havendo, desse casamento, sete filhos, nascidos nessa cidade. Morrendo o sogro Braz Blotta, ele foi lecionar no Bairro da Serra de Baixo, durante um período de cinco anos, sendo transferido para Lindóia em 1905, onde lecionou com a mulher Angela, na escola mista de Lindóia, por dois anos. Lecionou também com o Prof. Silvino de Oliveira, em data incerta, nas Escolas Reunidas e, com outros professores, tal como D. Ana Lacerda de Moura.

No ano de 1907, foi convidado para a Secretaria da Intendência Municipal, onde se aposentou com 35 anos de serviço público municipal, em 1929. Trabalhou, também, como contador de diversas casas de comércio e lecionou contabilidade a muitos dos rapazes da cidade, hoje*, senhores de idade. Na prefeitura, organizou a biblioteca, os arquivos de livros e documentos, a contabilidade. Era o encarregado pelo orçamento Municipal e, pela Legislação Municipal, organizando e preparando os projetos para o legislativo, como assessoria, pelos seus conhecimentos e zelo que sempre teve pelo cargo que ocupava. Sempre foi do partido político do Governo e era contra os dissidentes, que o tinham como inimigo político.

Manoel Carlos de Toledo
Católico fervoroso, na igreja, pertencia a diversas associações religiosas e de caridade, que fundou juntamente com outros paroquianos, tais como: a Associação do Pão de Santo Antônio; a de São Vicente de Paula, cuja conferência é o fundador; a do Santíssimo Sacramento, entre outras. Trabalhou também com o Dr. Francisco Tozzi, nos primeiros exames laboratoriais das águas quentes de Termas de Lindóia, que foram enviadas por ele para São Paulo, convidando, nessa época, os médicos da região de São Paulo, do Rio e de outros locais, para visitarem as Termas e tomarem conhecimento no local, das suas propriedades medicinais, como está comprovado até os dias de hoje. Isso tudo por volta de 1913. Faleceu em 1930, vitimado por um distúrbio cardiovascular, deixando viúva, minha mãe e outros filhos.

* lembrando que Vó Maura escreveu suas recordações em 1984.

Nenhum comentário:

Postar um comentário