sábado, 5 de abril de 2014

1925 um ano que marcou a família

Furrundum da Avó Marica

Mil e novecentos e vinte e cinco foi um ano cheio de intempestivos acontecimentos. Meu Tio Nenê havia falecido uns meses antes, em 1924, o que me causou muito aborrecimento e tristeza, pois eu achava que era o tio mais bacana, não desfazendo dos outros tios! Mas era o único irmão de papai e, era muito bom e alegre com a gente. No Pinhal, levava-me a passear de charrete, visitando os doentes que se encarregava de levar remédios e algum dinheiro, pois eram pobres assistidos pela federação que participava. Uma alma magnânima e caridosa.

Voltando aos anos 25, que era a minha tristeza, morreu a minha avó Marica, por quem eu tinha muita amizade e, ela era tudo para a gente de casa, não só no trabalho, pois não parava, senão para tirar umas fumaças no seu pito, ou para conversar com alguma vizinha que chegava. Costurava e, até me ensinou a fazer crivos no pano que trazia da escola para fazer em casa. Bordava também e, seu ponto bem firme e bonito. Fazia doces de cidra e dizia que era “furrundum”, um nome esquisito, mas era mineiro. Bolos de fubá, doce e salgado, que nos matava o esfomeado apetite de criança. Seus bolinhos eram uma delícia, também eram bolinhos de chuva, como ela chamava, pois fazia em dias frios e chuvosos, para tomarmos com café durante o dia. Morreu a minha querida velhinha que tanto fez a todos: curava crianças de susto, quebranto e de lombrigas com seus chazinhos caseiros e suas benzeduras em casa.  Rezando e conversando, as crianças voltavam a dormir sem sustos ou dores. Certa vez o Fernandinho, filho do Dr. Firmino, não deixava dormir ninguém em casa, por chorar a noite toda, ouviu a Letícia dizer que ia levar o menino lá para minha avó Marica, e, o menino ficou bom. O doutor disse, então, que tinha médica em nossa casa, melhor que ele, pois todos voltaram a dormir sossegados. Nesse mesmo ano, fomos a São Paulo e, até a Aparecida do Norte, cumprir promessa da mamãe e ficamos três dias fora de casa. Passei a Semana Santa em Amparo, com a família de seu Andrelino Lara, com suas filhas e filhos, o Geraldo, a Mariquita, a Guiomar e outros menores. Gostei muito deles e, sem saber que anos depois ia residir naquela cidade por dez anos.
Muita coisa se passou nesse ano de 1925, na minha querida cidade, cheia de gente amiga e ordeira. Nasceu meu sobrinho, o Carlos, filho de meu irmão Mário, casado com a Zizi Assís. Nasceu também o Saul Blotta, filho do tio Genu e da Tia Altimira, sua segunda esposa e, assim se passou o ano, com mortes e nascimentos na família.

*Furrundum ou furrundu é um doce típico da culinária caipira da região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. É feito de cidra ralada ou de mamão verde ralado com rapadura derretida ou açúcar mascavo.
Fonte: Widipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário