quinta-feira, 24 de abril de 2014

Ar de cidade pacata!


O que me faz recordar sempre a minha querida cidade Serrana é o seu ar de cidade pacata, quieta, sem ruído de carros a perturbar. Trânsito dos pedestres e das crianças, que percorriam sem susto as ruas. De vez em quando, um carro passava chamando a atenção das pessoas, que admiravam o seu rápido percurso de um lado para outro da cidade.
Esses carros eram poucos, um ou dois, que, com buzinas, alertavam os passantes. Um Ford, do senhor João Filipe e, o Studebaker, do Presidente da Câmara, o senhor José Fernandes de Carvalho, que vez ou outra, convidava o papai para levar a família para dar umas voltas pela cidade. Era um prazer para mim e para meus irmãos, todos pequenos ainda, sair e rodar pelas ruas no carrão do senhor José Fernandes.

Os carros de bois ainda percorriam as estradas e vinham até a cidade, trazer lenhas e encomendas, cana para o Mercado Municipal e outras mercadorias. Eu e outras meninas ouvíamos ao longe o chiado (no sítio eles falam que o carro quando é dos bons, ele canta) das rodas a descer o morro da estrada de Lindóia ou das Três Barras. Vinha cantando e seu nhem-nhem-nhem deixava as crianças atentas para verem os bois, que no seu andar lento, com o boiadeiro, ou carreiro a chuchar* para alertá-los, pois no seu andar lento, atrasava o serviço do carreiro. Dava pena dos coitados dos animais.

Os troles** eram de propriedade do senhor Beraldi, Dado e, do Cristiani, que levava até Monte Alegre nas festas, para cumprir promessas, ou então, para as Termas de Lindóia, ou mesmo para a vila de Lindóia, que pertencia ao Município de Serra Negra. Eram passeios deliciosos, que nos deixou recordações para sempre, pois, aproveitávamos mais as viagens do que se fosse de carro. Havia também cavaleiros, o José Celestino Soares, o Oscar Mangeon, que as tardes, passeavam com seus lindos cavalos, trotando pelas ruas, chamando atenção.



chucar* - sugar com a boca, chupar, mamar



trole** - veículo de pequeno porte, motorizado ou movido pela força humana, que trafega sobre trilhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário