terça-feira, 25 de março de 2014

Primeira Guerra Mundial


A embarcação que transportou
os reservistas italianos de São Paulo para bordo
do navio "Regina Helena", de onde seguiriam
para a Europa, para lutar por sua pátria, em 1915

... e veio a guerra de 1914 a 1918.

Foi deflagrada na Europa, por motivo do atentado ao arquiduque Francisco Fernando da Áustria, assassinado por um terrorista sérvio. A Alemanha, Áustria, Rússia e Turquia provocaram a conflagração, entrando nela a França, Inglaterra, Itália, Bélgica e Espanha. Os Estados Unidos e o Brasil também tomaram parte até o fim da guerra, na qual pereceram milhares de soldados de todas as raças. Foram bombardeados pelos alemães alguns navios brasileiros: o Paraná, Macáu, Tijuca e Lapa. Do Brasil foram enviados aviadores-navais para os Estados Unidos.

Jovens de Serra Negra convocados para a Revolução

Da nossa pequena cidade, tão serena, os italianos e seus filhos estavam apavorados. Corria o boato que os moços da idade para o serviço militar, tinham que se apresentar como voluntários no consulado italiano. As mães e demais familiares desses moços choravam e pediam aos Santos protetores o seu auxílio contra a guerra. Em minha casa, a avó Marica e a Tia Oscarlina rezavam o terço todos os dias, invocando proteção.

Quatro anos dessa agonia. As notícias dos jornais de São Paulo e o nosso “O Serrano” (jornal de Serra Negra) traziam manchetes desoladoras sobre o que estava acontecendo na Europa. A França sendo invadida, a Bélgica e a Itália sob o domínio dos Tedescos. Depois de quatro anos de sofrimento moral de nossos compatriotas e aliados, a Itália conseguiu reconquistar as terras, e Gorizia foi retomada. Foi uma festa em Serra Negra pelos italianos ali radicados, mas com parentes na Europa. Festejava-se a vitória todos os anos, no dia 20 de setembro, com passeios e banda de música no jardim público da cidade.

A confraternização foi geral, quando terminou essa primeira guerra mundial do século vinte.

foto 1: Iba Mendes Pesquisa 
foto 2: arquivo de Carmen Momisso
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário