quarta-feira, 19 de março de 2014

Benção da Bandeira


O Tiro de Guerra de Serra Negra, minha cidade natal, teve como madrinha minha mãe, que doou a Bandeira Brasileira feita por suas mãos.

Lembro-me de papai recortando as estrelas douradas que vieram prontas da Loja da China, de São Paulo. O pano amarelo e a lã verde cortados e costurados em um grande bastidor (caixilho de madeira para manter preso o tecido para bordar) quadrado. E a legenda “Ordem e Progresso” em letras prateadas, bem dispostos na faixa do céu azul. Tudo feito com amor sadio de dois brasileiros conscientes de seus deveres de cidadãos.

A entrega solene foi na Praça Barão do Rio Branco, hoje Praça João Zelante, perante grande número de autoridades e populares; o prefeito Adriano Pinto da Fonseca, seus secretários, vereadores; o presidente Francisco Pinto da Cunha, os professores; o diretor do Grupo Escolar Leonidas de Oliveira; o delegado de polícia Raul Queiróz; as famílias dos reservistas; a Banda Humberto I. O padre Humberto Manzini, representando a Igreja Católica, benzeu a Bandeira.

Depois da entrega da Bandeira pela madrinha, Angela Blotta de Toledo, ao som do Hino Nacional, ouvido com muito respeito por todos, foi dado um viva à Bandeira Nacional. Seguiu-se o desfile dos reservistas comandado pelo Sargento Florismundo. Foi uma tarde cívica memorável na história de minha querida velhinha, hoje centenária e das recordações minhas.

foto ilustrativa


Nenhum comentário:

Postar um comentário