quinta-feira, 27 de março de 2014

A grande geada


No ano de 1918, ocorreu a maior calamidade que jamais poderia acontecer em São Paulo e demais Estados do sul. Mas, principalmente, no Estado de São Paulo, onde foi a grande geada que arrasou plantações, queimando tudo: laranjais, hortas, jardins e, principalmente, os cafezais. Os cafezais foram os mais atingidos, por estarem plantados em lugares baixos e onde o frio e o gelo caiam com mais abundância demorando mais a derreter. Os fazendeiros tornaram-se pobres em apenas uma noite! Dormiram prevendo muito frio, mas não aquela geada arrasadora que os deixou apavorados. Uns se conformaram com a desgraça que não esperavam, caída do céu; outros, mais fracos, se suicidaram, diante de tamanha calamidade.

Recordo-me que acordei, como todas as manhãs, muito cedo, com minha avó que se dirigia a cozinha. Fazia um frio terrível, diferente do frio serrano que estávamos acostumadas. Não me agasalhei e tremia muito. Minha avó Marica mandou-me colocar um casaco, pois ela também estava com um xale nas costas, paletó de flanela, mas chinelos, porque coisa que ela não gostava era se agasalhar. Quando abrimos a porta da cozinha para pegar lenha no rancho, lá fora, estava tudo branco no jardim. A água não queria sair da torneira, estava congelada. Dos varais, cuja roupa ainda estava estendida, duras como papelão. Na cerca, que circundava o quintal, um do outro, montinhos de gelo que se desmanchavam como sal. A torneira do tanque, que sempre corria um filete de água, estava um fio de gelo como uma vela.
Era tudo lindo, pelo menos eu achava, pois era inédito à minha vista, mas já a minha avó, comentava que isso não era bom. Que a geada fraca queimava a *barroca, como iria ser então, com essa calamidade de frio e gelo?

Vieram notícias trágicas com essa desgraça no Estado todo. No Paraná foi uma tragédia e, também, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nevou muito nesses estados e o povo estava alarmado.
Replantaram-se os cafezais e, daí, veio a alta do café, arroz e de todos os demais cereais que haviam sido perdidos.

*barroca - escavação causada por enxurrada; barranco. monte de barro.
foto: ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário