segunda-feira, 15 de junho de 2015

Hildebrando Siqueira: o Poeta Futurista

Maria Zélia Siqueira* - setembro de 2009

Vou compartilhar com vocês, o lado “paizão” do poeta, sob o olhar apaixonado de uma garota de 11 anos. Lembranças de momentos mágicos vividos em comunhão com a família.


Hildebrando era um pai muito amoroso, nunca transferiu um problema para os filhos e, quando um deles chegava perto, conseguia sempre um carinho. Sua mania era ler um livro com o lápis atrás da orelha, para anotar alguma coisa ou grifar o parágrafo que o agradava. Mas, o mais interessante era ver o lápis que ele usava. Era muito bem apontado, a ponta era bem feita e fininha. Nunca consegui imitá-lo, por mais que me esforçasse!
Eu o admirava e ele sempre me fazia um elogio. Era calmo para falar, alegre e gostava de assobiar, batucando com os dedos, sentado em sua cadeira de balanço. Nossos olhos brilhavam de admiração!

Em Amparo, cidade onde nasci, morávamos em uma casa de esquina grande e gostosa. Papai, muitas vezes, brincava de trenzinho com os filhos, cantando uma música de Carnaval.
Em frente de casa, ficava um belo jardim e, ao lado, o ginásio do Estado, onde papai foi o primeiro professor de português. Nessa escola, meus irmãos mais velhos estudaram. Eu fiz a minha primeira série no colégio das freiras dominicanas, onde ele também lecionava.
Lembro-me das reuniões literárias, que ele fazia com os amigos, à noite, em seu escritório. Nessas noites, para não atrapalharmos, mamãe nos colocava mais cedo para dormir. Lembro também, de nossos passeios pelos caminhos das fazendas, ele achava um lugar debaixo de uma árvore para ler seu livro, enquanto ficávamos brincando. Recordo-me da inauguração do Parque na caixa d’água, que nós viemos rindo de minha irmã, Maria Therezinha, que em vez de dar a mão a ele, segurou na mão de um desconhecido.

Mudamos para Campinas em maio de 1944, e, para nós crianças, continuava tudo muito bom, pois estávamos com papai, mamãe e minha avó materna - vovó Ângela.
Eu estudava perto do colégio onde papai lecionava e, muitas vezes, voltávamos juntos para casa. Aqui em Campinas, ele lecionou em vários colégios, Ateneu Paulista, Coração de Jesus, Liceu entre outros.

Nós ficávamos orgulhosos quando íamos com ele na cidade e passávamos na praça, onde seus alunos se levantavam para cumprimentá-lo – em sinal de reconhecimento e admiração. Lembro-me também, em 1945, quando terminou a guerra, ele nos levou ao Largo do Rosário, para ver os pracinhas chegarem. Não pudemos ver muita coisa, a multidão era grande e eu me assustei, chorando para que fossemos embora!
Nós morávamos ao lado do Clube Fonte São Paulo e íamos a pé até a igreja do Coração de Jesus, no Botafogo. Papai gostava de assistir à missa para escutar o sermão do padre.
Ele nos levava também passear na estação Guanabara, para vermos os trens chegarem e partirem. No final, ele sempre gostava de beber um copo de garapa.
Enquanto eu me preparava para o exame de admissão do ginásio, papai me dava aulas de português e a vovó Zélia, aulas de matemática. Posteriormente, devo a ele muitos dos méritos conquistados em sala, como o dez que ganhei, analisando Camões.

Infelizmente, logo o perdemos, ficando um grande vazio em nossa casa. Sentíamos falta da sua risada, das músicas que cantarolava, dos seus batuques, enfim, da sua amizade. Enquanto viveu, ele foi um pai maravilhoso.
Sempre quis escrever sobre essa pessoa que eu tanto admirei em minha vida. Eu o amava e irei amá-lo enquanto eu existir. Todo dia 5 de novembro lembro de seu aniversário e, sinto uma vontade imensa de abraçá-lo e de beijar sua mão e pedir: a benção pai.

Certamente nos abençoa de onde está!

Sou a sétima filha de Hildebrando Seixas Siqueira e de Maura Toledo Siqueira; e a quarta das "Dez Marias”. Esse era o prenome de todas nós, escolhidos por minha mãe. O “Zélia” foi em homenagem à minha avó paterna – Zélia Seixas Siqueira.

** foto cadeira de balanço - greenstyle
Movimento da cadeira de balanço gera energia elétrica
para um avô futurista, uma cadeira de balanço futurista...

Nenhum comentário:

Postar um comentário